Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Sumário

  1. Objetivos e Âmbito
  2. Política Editorial
  3. Liberdade Editorial
  4. Copyright e Direitos dos Autores
  5. Custos de Publicação
  6. ORCID
  7. Critérios de Autoria
  8. Alterações na Autoria
  9. Agradecimentos
  10. Apoio na Escrita
  11. Autor Correspondente
  12. Cover Letter
  13. Conflito de Interesse e Fontes de Financiamento
  14. Política de Confidencialidade
  15. Originalidade
  16. Consentimento dos Doentes
  17. Política de Plágio
  18. Publicação Fast-Track
  19. Processo de Revisão por Pares
  20. Provas Tipográficas
  21. Erratas
  22. Retratações
  23. Patrocínios
  24. Guidelines de Submissão

1. Objetivos e Âmbito

A SPMI Case Reports é a revista online de acesso livre para casos clínicos e imagens médicas, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. A SPMI Case Reports quer publicar casos com mensagens clínicas importantes e inovadoras. Ou seja, casos comuns que apresentam um desafio diagnóstico, ético ou de tratamento, ou casos sobre uma patologia ainda não descrita ou rara a nível nacional ou internacional, apresentação atípica de uma doença, aparecimento de uma nova etiologia, uma complicação rara de uma dada patologia, um efeito secundário de um medicamento ainda não descrito, um novo método de intervenção diagnóstica ou uma terapêutica inovadora. A SPMI Case Reports quer publicar casos dignos de discussão, particularmente em torno de aspetos de diagnóstico diferencial, tomada de decisão, gestão, orientações clínicas e patologia.

2. Política Editorial

A SPMI Case Reports segue os mais altos padrões em relação às suas políticas editoriais sobre ética de publicação, má conduta científica, consentimento e critérios de revisão por pares. A revista segue orientações produzidas por órgãos que incluem o Committee on Publication Ethics (COPE), a World Association of Medical Editors (WAME) e o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).

3. Liberdade Editorial

A SPMI Case Reports adota a definição de liberdade editorial do ICMJE descrita pela World Association of Medical Editors, que afirma que o editor-chefe assume completa autoridade sobre o conteúdo editorial da revista. A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, enquanto proprietária da SPMI Case Reports não interfere no processo de avaliação, seleção, programação ou edição de qualquer manuscrito, tendo Editor-Chefe total independência editorial.

Todos os artigos publicados na SPMI Case Reports são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a SPMI Case Reports rege-se pelos termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC By)

É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.

Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização de Publicação" e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse”. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.

Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.

5. Custos de Publicação

Não há taxa de processamento de artigo (não tem taxas de submissão nem de publicação).

6. ORCID

A SPMI Case Reports exige os IDs ORCID para o autor correspondente; também é sugerido que os coautores indiquem os seus IDs ORCID. Acreditamos fortemente que o aumento do uso e integração de IDs de ORCID será benéfico para toda a comunidade científica. Para obter mais informações e para se registar, visite ORCID.org (https://orcid.org/content/collect-connect)

7. Critérios de Autoria e Formulário de Autoria

A SPMI Case Reports segue as diretrizes sobre autoria estabelecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors na Declaração sobre Autoria e Contribuição. (https://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html)

Declaração das contribuições individuais assinada por cada autor

O caso clínico deve ter no máximo cinco autores, dos quais pelo menos um deve ter estado envolvido nos cuidados ao doente. O primeiro autor deve assegurar-se de que tem “Direito de Escrever” e certificar-se de que mais ninguém envolvido no cuidado ao doente tem planos de publicar o caso. Todos os autores devem ter feito uma contribuição individual para a redação do artigo e não apenas estarem envolvidos no cuidado ao doente. Todos aqueles designados como autores devem cumprir os quatro critérios para autoria do ICMJE uniform requirements for manuscripts submitted to medical journals. Indivíduos envolvidos apenas no cuidado ao doente (incluindo diagnóstico e tratamento) devem ser listados nos agradecimentos.

Cada manuscrito deve ter um “Autor Correspondente”. O autor correspondente deverá obter permissão por escrito de todos aqueles que forem mencionados nos agradecimentos.

Autores são aqueles que:

  1. Têm uma contribuição intelectual substancial, direta, no desenho e elaboração do artigo,
  2. Participam na análise e interpretação dos dados;
  3. Participam na redação do manuscrito, revisão de versões e revisão crítica do conteúdo; aprovação da versão final;
  4. Concordam que são responsáveis pela exatidão e integridade de todo o trabalho.

8. Alterações na Autoria

É responsabilidade do autor correspondente garantir que a lista de autores esteja correta, tanto no formulário de submissão online e no texto submetido. Qualquer alteração na lista de autores, incluindo a remoção ou adição de qualquer autor, entre a submissão inicial e a aceitação exigirão a concordância por escrito de todos autores, caso o manuscrito esteja a ser avaliado para publicação. Os novos autores também devem confirmar que cumprem integralmente com os critérios de autoria da SPMI Case Reports.

Mudanças na autoria (adição ou remoção) não serão permitidas após aceitação do manuscrito para publicação.

9. Agradecimentos

Todos os colaboradores que não atendem aos critérios de autoria devem ser listados numa seção de Agradecimentos.

10. Apoio na Escrita

Indivíduos que forneceram assistência para redação, por exemplo de empresa de comunicação especializada, não se qualificam como autores e, portanto, devem ser incluídos na seção Agradecimentos. Os autores devem divulgar qualquer ajuda por escrito - incluindo o nome do indivíduo, empresa e nível de entrada - e identificar a entidade que financiou essa ajuda. Não é necessário divulgar o uso de serviços de polimento de linguagem.

11. Autor Correspondente

O autor correspondente funcionará em nome de todos os coautores como o correspondente preferencial com a equipa editorial durante o processo de submissão e revisão. Qualquer autor pode ser o autor correspondente, mas apenas um autor pode ser o autor correspondente.

Papel do autor correspondente:

  • Garante o cumprimento dos requisitos de submissão e submete o manuscrito à revista
  • Garante que todos os autores reviram e aprovaram a versão final do manuscrito antes da submissão
  • Garante o preenchimento dos formulários de autoria - isso inclui formulários de conflitos de interesse para todos os autores
  • Distribui cartas de decisão, comentários de revisores e outras mensagens da SPMI Case Reports, e distribui provas entre os coautores para revisão
  • Envia correções e garante que todos os autores aprovam cada versão do artigo

12. Cover Letter

Escreva uma carta explicando por que o Editor gostaria de publicar seu manuscrito. Todas as cartas de apresentação devem conter estas frases:

  • Confirmamos que este manuscrito não foi publicado em nenhum outro lugar e não está sendo considerado por outra revista.
  • Todos os autores aprovaram o manuscrito e concordam com sua submissão à SPMI Case Reports.

13. Conflito de Interesse e Fontes de Financiamento

Todos os participantes do processo de revisão por pares e publicação - não apenas autores, mas também revisores, editores e membros do conselho editorial da SPMI Case Reports - devem considerar seus conflitos de interesse ao cumprir suas funções no processo de revisão e publicação do artigo e devem divulgar todos relacionamentos que possam ser vistos como potenciais conflitos de interesse.

O rigor e a exatidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade dos autores. Os autores são obrigados a divulgar todas as relações financeiras e pessoais que possam enviesar o trabalho. Para prevenir ambiguidade, os autores têm que explicitamente mencionar se existe ou não conflitos de interesse. Todos os autores devem completar e submeter o modelo de Declaração de Conflitos de Interesse (ICMJE Form for Disclosure of Potential Conflicts of Interest), disponível em https://www.icmje.org/conflicts-of-interest/. Seguindo as diretrizes do ICMJE, as definições e termos de tais divulgações incluem:

- Quaisquer potenciais conflitos de interesse "envolvendo o trabalho em consideração para publicação" (durante o tempo que envolve o trabalho, desde a conceção inicial e planeamento até a apresentação),

Quaisquer "atividades financeiras relevantes fora do trabalho submetido" (durante os 3 anos anteriores à apresentação),

e quaisquer "outros relacionamentos ou atividades que os leitores possam perceber como tendo influenciado, ou que deem a aparência de influenciar potencialmente" o que está escrito no trabalho enviado (com base em todos os relacionamentos que estiveram presentes durante os 3 anos anteriores ao envio).

Essa informação será mantida confidencial durante a revisão do manuscrito pelos revisores e não influenciará a decisão editorial, mas será publicada se o artigo for aceite. Se não existirem conflitos, os autores devem mencionar esse facto.

Exemplos de declarações:

- Os autores declaram não haver conflitos de interesse

- O trabalho de XXX foi financiado pelo XXX. Recebeu remuneração como membro do conselho consultivo científico da XXX. Também prestou consultoria para a XXX. YYY e YYYY declaram não ter conflito de interesses.

14. Política de Confidencialidade

Os manuscritos enviados são considerados CONFIDENCIAIS e EMBARGADOS desde o momento da submissão. Em cumprimento à Política de Embargo, nenhuma informação além da contida no Resumo pode ser tornada pública antes da publicação do manuscrito.

As Políticas de Confidencialidade e Embargo exigem que, antes de o embargo ser levantado, todos os autores não estão autorizados a:

Publicar as informações ou fornecê-las a terceiros que possam publicá-las ou divulgá-las por outros meios.

15. Originalidade

Os manuscritos devem conter material original que ainda não esteja disponível em outro lugar. No entanto, os autores estão autorizados a enviar e apresentar resumos (ou seja, apresentações orais ou em póster) reuniões científicas abertas.

A página de título e a carta de apresentação devem incluir uma declaração verificando a originalidade do trabalho e divulgar quaisquer resumos, apresentações, relatórios ou publicações anteriores que contenham material que possa parecer sobreposto ao envio atual.

A SPMI Case Reports não aceitará para revisão qualquer manuscrito que esteja atualmente em revisão em outra revista.

A SPMI Case Reports segue as guidelines da International Committee of Medical Journal Editors sobre duplicação de publicações - Overlapping Publications (http://www.icmje.org/recommendations/browse/publishing-and-editorial-issues/overlapping-publications.html).

16. Ética de Publicação e Consentimento dos Doentes

A SPMI Case Reports encoraja os autores a consultar o Committee on Publication Ethics International Standards for Authors (https://publicationethics.org/resources/resources-and-further-reading/international-standards-editors-and-authors).

A publicação de qualquer informação pessoal sobre um doente vivo identificável requer o consentimento explícito do paciente ou responsável.

A SPMI Case Reports pede para os autores anonimizarem os detalhes do doente tanto quanto possível, por exemplo, idades específicas, etnia, ocupações. Para doentes vivos, esta é uma exigência legal e o artigo não seguirá para revisão sem o consentimento explícito do doente ou responsável.

Se o doente tiver morrido, os autores devem obter permissão de um parente (de preferência o parente mais próximo). Se os autores não tiverem o consentimento assinado de um paciente falecido, tutor ou família, o chefe da equipa médica/hospital ou equipa jurídica devem assumir a responsabilidade de que tentativas exaustivas foram feitas para contatar a família e que o artigo foi suficientemente anonimizado para não causar danos à família do doente. Para artigos “Imagens em…” em que não há informações pessoais e dados clínicos muito limitados, podemos dispensar o consentimento.

17. Política de Plágio

Seja intencional ou não, o plágio é uma violação grave. Definimos plágio como reprodução de outro trabalho com pelo menos 25% de similaridade e sem citação. Se for encontrada evidência de plágio antes / depois da aceitação ou após a publicação do artigo, será dada ao autor uma oportunidade de refutação. Se os argumentos não forem considerados satisfatórios, o manuscrito será retratado e o autor sancionado pela publicação de trabalhos por um período a ser determinado pelo Editor.

18. Publicação Fast-Track

Um sistema fast-track está disponível para manuscritos urgentes e importantes que atendam aos requisitos da SPMI Case Reports para revisão rápida e publicação.

Os autores podem solicitar a publicação rápida através do processo de submissão de manuscritos, indicando claramente a razão por que o seu manuscrito deve ser considerado para revisão acelerada e publicação. O Conselho Editorial decidirá se o manuscrito é adequado para publicação rápida e comunicará a sua decisão dentro de 48 horas. Se o Editor-Chefe achar o manuscrito inadequado para publicação rápida, o manuscrito pode ser proposto para o processo normal de revisão, ou os autores podem retirar a sua submissão. A decisão editorial sobre manuscritos aceites para revisão rápida será feita dentro de cinco dias úteis.

Se o manuscrito for aceite para publicação, a SPMI Case Reports terá como objetivo publicá-lo ahead of print em 16 dias.

19. Processo Revisão por Pares

Os manuscritos são submetidos a peer review duplamente cego por dois revisores anónimos, pelo menos. A aceitação ou rejeição final cabe ao Editor-Chefe, que se reserva o direito de recusar qualquer material para publicação. Os manuscritos que não cumpram as instruções para autores podem ser devolvidos para modificação antes de serem revistos.

A SPMI Case Reports solicita que todos os revisores sigam um conjunto de princípios e padrões básicos de acordo com as Diretrizes Éticas COPE para Revisores por Pares, durante o processo de revisão por pares. Os revisores são obrigados a respeitar a confidencialidade do processo de revisão pelos pares e não revelar detalhes de um manuscrito ou sua revisão, durante ou após o processo de revisão por pares. Se os revisores desejam envolver um colega no processo de revisão, devem primeiro obter permissão do Editor.

Os manuscritos devem ser escritos em um estilo claro, conciso, direto. O manuscrito não pode ter sido publicado, no todo ou em parte, nem submetido para publicação em outro lugar.

Todos os manuscritos enviados são inicialmente avaliados pelo Editor-Chefe e podem ser rejeitados nesta fase, sem serem enviados para revisores. A aceitação ou rejeição final recai sobre o Editor-Chefe, que se reserva o direito de recusar qualquer material para publicação.

A SPMI Case Reports segue uma rigorosa revisão por pares duplamente cega.

A SPMI Case Reports enviará manuscritos para revisores externos selecionados de uma base de dados pré-existente, ou convidará novos revisores para o efeito.

A aceitação final é da responsabilidade do Editor-Chefe.

Na avaliação, os manuscritos podem ser:

A) Aceite sem alterações
B) Aceite, mas dependendo de pequenas revisões
C) Reavaliar após grandes alterações
D) Rejeitado

Após a receção do manuscrito, se estiver de acordo com as instruções aos autores e cumprir a política editorial, o Editor-Chefe envia o manuscrito para pelo menos dois revisores.

Dentro de 25 dias, o revisor deve responder ao Editor-Chefe indicando os seus comentários sobre o manuscrito sujeito a revisão e sugestão de aceitação, revisão ou rejeição do trabalho. Dentro de 10 dias, o Conselho Editorial tomará uma decisão que poderá ser: aceitar o manuscrito sem modificações; Enviar os comentários dos revisores aos autores de acordo com o estabelecido; rejeição.

Quando alterações são propostas os autores têm 15 dias (período que pode ser estendido a pedido dos autores) para apresentar uma nova versão revista do manuscrito, incorporando os comentários dos revisores e do conselho editorial. Têm de responder a todas as perguntas e enviar também uma versão revista do manuscrito, com as emendas inseridas destacadas com uma cor diferente.

O Editor-Chefe tem 10 dias para tomar a decisão sobre a nova versão: rejeitar ou aceitar a nova versão, ou encaminhá-la para uma nova apreciação por um ou mais revisores.

Em caso de aceitação, em qualquer das fases anteriores, a mesma será comunicada ao Autor Correspondente.

Apesar de os editores e revisores desenvolverem esforços para assegurar a qualidade técnica e científica dos manuscritos, a responsabilidade final do conteúdo (nomeadamente o rigor e a precisão das observações, assim como as opiniões expressas) é da exclusiva responsabilidade dos autores.

20. Provas Tipográficas

As provas tipográficas serão enviadas aos autores, contendo a indicação do prazo de revisão em função das necessidades de publicação da SPMI Case Reports. A revisão deve ser aprovada pelo autor responsável pela correspondência. Os Autores dispõem de 48 horas para a revisão do texto e comunicação de quaisquer erros tipográficos. Nesta fase, os Autores não podem fazer qualquer modificação de fundo ao artigo, para além das correções de erros tipográficos e/ou ortográficos de pequenos erros.

O não respeito pelo prazo proposto desobriga a SPMI Case Reports de aceitar a revisão pelos autores, podendo a revisão ser efetuada exclusivamente pelos serviços da SPMI Case Reports.

21. Erratas

A SPMI Case Reports publica alterações, emendas ou retrações a um artigo anteriormente publicado, se, após a publicação, forem identificados erros ou omissões que influenciem a interpretação de dados ou informação. Alterações posteriores à publicação assumirão a forma de errata.

22. Retratações

Os Revisores e Editores assumem que os autores relatam trabalho com base em observações honestas. No entanto, se houver dúvidas substanciais sobre a honestidade ou integridade do trabalho, submetido ou publicado, o editor informará os autores da sua preocupação, procurará esclarecimento junto da instituição patrocinadora do autor e / ou instituição empregadora. Consequentemente, se estes considerarem o artigo publicado como fraudulento, a SPMI Case Reports procederá à retratação. Se, este método de investigação não obtiver uma conclusão satisfatória, o editor pode optar por conduzir a sua própria investigação, e pode optar por publicar uma nota de preocupação sobre a conduta ou integridade do trabalho. O Editor-Chefe poderá decidir relatar a situação à instituição dos autores, de acordo com os procedimentos recomendados pelo COPE - Committee on Publication Ethics ( https://publicationethics.org/).

23. Patrocínios

Os patrocinadores da SPMI Case Reports são empresas da indústria farmacêutica ou outras que geram receitas através da publicidade. A publicidade não poderá pôr em causa a independência científica da revista nem influenciar as decisões editoriais e terá de estar de acordo com a legislação geral e específica da área da saúde e do medicamento. Outras despesas são suportadas pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

24. Guidelines de Submissão

Língua

O título, resumo e palavras-chave, devem ser apresentados em inglês e português. Os manuscritos submetidos à SPMI Case Reports devem ser claramente escritos em português (de Portugal) e / ou inglês de nível razoável.

Submissão dos Trabalhos

A submissão de um manuscrito implica que o trabalho descrito não tenha sido publicado previamente (exceto na forma de um resumo), e que não está sendo considerado para publicação noutra revista, que o manuscrito foi aprovado por todos os autores e, tácita ou explicitamente, pelas autoridades competentes onde o trabalho foi realizado e que, se for aceite para publicação, não será publicada em outro lugar na mesma forma, em inglês ou em qualquer outra língua, incluindo eletronicamente.

Para verificar a originalidade, o artigo pode ser verificado pelo serviço de deteção de originalidade. As submissões que não estejam em conformidade com estas instruções podem ser devolvidas para reformulação e reenvio. Todos os casos devem ser submetidos online em: https://casereports.spmi.pt.

Na submissão será solicitado:

Contacto
Em caso de dúvidas durante a submissão, contacte: ana.silva@spmi.pt

Uso de programa de processamento de texto

O texto deve estar no formato de coluna única.

Para evitar erros desnecessários, aconselhamos o uso das funções "verificação ortográfica" e "verificação gramatical" do seu processador de texto.

Os manuscritos devem ser submetidos em ficheiros de texto em formato Word (.DOC ou .DOCX), com texto seguido e sempre com o mesmo tipo de letra. Os textos devem ser formatados em letra “Arial”, tamanho 11 com espaçamento de 1,5 linhas. Os títulos e subtítulos deverão estar assinalados a negrito e em tamanho 12.

Orientação para Geral

Os textos devem ser preparados de acordo com as orientações do International Committee of Medical Journal Editors: Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (ICMJE Recommendations) disponíveis em https://www.icmje.org.

A SPMI Case Reports recomenda que devem ser seguidas as diretrizes para publicação da EQUATOR network (https://www.equator-network.org):

  • Case reports (CARE)

Tipologia dos Artigos

A SPMI Case Reports aceita as seguintes tipologias:

a) Casos Clínicos;
b) Imagens em Medicina

Organização do Artigo

Na primeira página/ página de título (página separada):

I. Título

Título do caso - usar um título em português e inglês clínico direto que reflita com precisão o assunto do relato de caso. Por favor, NÃO usar palavras ou frases humorísticas ou um jogo de palavras. Isso torna o caso mais difícil de encontrar nas pesquisas bibliográficas por palavras-chave e dificulta a compreensão do que é o caso. O humor não se traduz bem internacionalmente e a mensagem aos doentes pode ser desrespeitosa.

II. Autores e afiliações

Na linha da autoria, liste o Nome de todos os Autores (primeiro e último nome) e respetivas afiliações (serviço, instituição, cidade, país) e grau académico mais elevado.

Os nomes dos autores devem vir acompanhados dos respetivos números de registo do ORCID.

III. Autor Correspondente

Indicar claramente quem vai lidar com a correspondência em todas as fases de arbitragem e publicação, também pós-publicação. Indicar endereço postal e e-mail do Autor responsável pela correspondência relativa ao manuscrito.

IV. Financiamento

Todas as fontes de financiamento, no domínio público ou privado, incluindo bolsas, que contribuíram para a realização do trabalho. Indicar se existem ou não conflitos de interesse (nomeadamente comercial no produto, equipamento ou processo).

V. Consentimento informado e Conflitos de interesse

Os autores também incluirão nesta página de título, sob a designação “Considerações éticas” a declaração de “Consentimento informado e Conflitos de interesse.

VI. Prémios e Apresentações prévias

Devem ser referidos os prémios e apresentações do estudo, prévias à submissão do manuscrito

V. Resumo e Keywords

Um resumo conciso e factual é requerido, capaz de representar isoladamente o conteúdo do artigo, escrito em português e inglês. Nenhuma informação que não conste no manuscrito pode ser mencionada no resumo. O resumo não pode remeter para o texto, não podendo conter citações nem referências a figuras.

No fim do resumo devem ser incluídas um máximo de 5 keywords em inglês utilizando a terminologia que consta no Medical Subject Headings (MeSH), https://meshb.nlm.nih.gov/search

Texto

O relato de Casos Clínicos deve incluir as seguintes seções: Introdução, Descrição do Caso e Discussão. Deve ser seguida a normativa CARE (https://www.care-statement.org/).

Tendo em conta a sua natureza, os relatos de casos clínicos devem ter um número parcimonioso de autores - excecionalmente mais de 5. No caso de serem mais de 5 coautores a carta de submissão deve indicar clara e detalhadamente qual o papel de cada um no manuscrito, de modo a justificar a sua inclusão na linha de autoria à luz dos critérios do ICMJE (https://www.icmje.org/). A permissão do doente (parente mais próximo, tutor legal) pode ser necessária.

Devem incluir uma declaração detalhando que o consentimento informado por escrito para publicação foi obtido e de quem (por exemplo, "Consentimento informado por escrito foi obtido do doente para publicação deste relato de caso e quaisquer imagens que o acompanham."). Se o doente morreu, o consentimento para publicação deve ser obtido dos seus parentes mais próximos. Se o doente descrito no relato do caso for menor de idade ou vulnerável, o consentimento para publicação deve ser obtido dos pais / responsável legal. O formulário de consentimento preenchido deve ser disponibilizado ao Editor, se solicitado, e será tratado de forma confidencial.

Dificultar a identificação do doente através da omissão de dados cientificamente irrelevantes é aceitável, mas a alteração desses dados não o é.

Palavras: máximo 2000 palavras (excluindo resumo, figuras e tabelas)
Resumo: máximo 150 palavras
Figuras/Tabelas: máximo 4

Learning points: (ou a designação Pontos-chave/Key points): 3-5 pontos - os relatos de casos são instrutivos e envolvem um problema clínico ou uma questão de claro benefício educacional. No final do relato do caso, deve ser incluído um resumo com os pontos-chave de aprendizagem
Referências: máximo 20
Autores: máximo 5

Imagens em Medicina

Imagens novas e clinicamente relevantes de exemplos incomuns ou marcantes de entidades clínicas, estudos laboratoriais / radiológicos ou procedimentos terapêuticos com breve texto explicativo.

Palavras: máximo 200 palavras (excluindo resumo, figuras e tabelas)
Resumo: não tem
Figuras: máximo 2
Referências: máximo 6
Autores: máximo 3

Preparação do Manuscrito

Referências

I. Citação no texto

Certifique-se de que todas as referências citadas no texto também estão presentes na lista de referências (e vice-versa). As referências devem ser listadas usando algarismos árabes pela ordem em que são citados no texto. As referências a comunicações pessoais e dados não publicados devem ser feitas diretamente no texto e não devem ser numeradas. As comunicações pessoais devem estar devidamente autorizadas pelo emissor das comunicações, assumindo os autores a responsabilidade pela autorização. A citação de uma referência como "in press" implica que o item tenha sido aceite para publicação. Os nomes das revistas devem ser abreviados de acordo com o estilo da Medline.

As referências a artigos publicados em revistas devem incluir o nome do primeiro autor seguido dos nomes dos restantes autores (num máximo de 6, a partir daí deve ser utilizado et al.), o título do artigo, o nome da revista e o ano de publicação, volume e páginas, e DOI.

Certifique-se que os dados fornecidos nas referências estão corretos. Ao copiar referências, tenha cuidado porque já podem conter erros. A lista de referências deve ser adicionada como parte do texto, nunca como uma nota de rodapé. Códigos específicos do programa de gestão de referências não são permitidos.

II. Formato

Uma descrição detalhada dos formatos de diferentes tipos de referência pode ser consultada n “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals” (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Liste todos os autores se houver seis ou menos. Et al deve ser adicionado se houver mais de seis autores. Título do artigo, nome da revista, ano, volume e páginas.

III. Estilo de referência

Texto: Indicar as referências no texto por número (s) em expoente. Os autores podem ser referidos, mas o número de referência deve ser sempre dado.

Lista: Ordene as referências na lista pela ordem em que aparecem no texto

Exemplos:

Referência de artigo:

1. Com menos de 6 autores
Kanbour S, Balaji A, Chae K, Mathioudakis N. Insulinoma mimic: methadone-induced hypoglycaemia. BMJ Case Rep. 2022;15:e245890. doi: 10.1136/bcr-2021-245890.

2. Com mais de 6 autores
Bibbins-Domingo K, Shields B, Ayanian JZ, Bonow RO, Bressler NM, Christakis D, et al. Public access to scientific research findings and principles of biomedical research-a new policy for the JAMA Network. JAMA Health Forum. 2022;3:e225227. doi: 10.1001/jamahealthforum.2022.5227.

3. In press
Gonsalves WI, Rajkumar SV. Monoclonal gammopathy of undetermined significance. Ann Intern Med. 2022 (in press). doi: 10.7326/AITC202212200.

Referência de livro:

Patrias K, author; Wendling D. Citing Medicine: The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers. 2nd ed. Bethesda: National Library of Medicine; 2007

Referência de capítulo de livro:

Hafiz W. Vasculitis and Rheumatology. In: Almoallim H, Cheikh M, editors. Skills in Rheumatology. Singapore: Springer; 2021. p.81-93.

Referências Web:

No mínimo, o URL completo deve ser dado e a data em que o documento foi consultado. Qualquer outra informação, se conhecida (nomes de autor, datas, referência a uma publicação de origem, etc.), também deve ser dada.

Metagenomics: sequences from the environment [Internet]. Bethesda: National Library of Medicine, National Center for Biomedical Information; 2006 [cited 2020 Apr 20]. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/bv.fcgi?rid=metagenomics.TOC

Preprint

Oberhauser SS, l’Allemand D, Lütschg J, Broser PJ. Peripheral nerve conduction speed shows a disease control-dependent and -independent drop in type 1 diabetes mellitus in children. medRxiv 2022.12.08.22283120. doi: 10.1101/2022.12.08.22283120

Notas de Rodapé

As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando imprescindíveis, devem ser numerados consecutivamente e aparecer na página apropriada.

Agradecimentos (facultativo)

Devem vir após o texto, e antes das referências, tendo como objectivo agradecer a todos os que contribuíram para o estudo mas que não têm peso de autoria. Nesta secção é possível agradecer a todas as fontes de apoio, quer financeiro, quer tecnológico ou de consultadoria, assim como contribuições individuais.

Abreviaturas

Não use abreviaturas ou acrónimos no título e no resumo e limite o seu uso no texto. Abreviaturas não consagradas devem ser definidas na primeira utilização, por extenso, logo seguido pela abreviatura entre parênteses. A menos que a sigla seja uma unidade padrão de medição. Se um termo for usado de 1 a 4 vezes no texto, ele deve ser definido por extenso ao longo do texto e não abreviado.

Unidades de Medida

Devem ser utilizadas as unidades Sistema Internacional de Unidades. As medidas de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico (metro, quilograma ou litro) ou seus múltiplos decimais. As temperaturas devem ser dadas em graus Celsius (ºC) e a pressão arterial em milímetros de mercúrio (mmHg), e a hemoglobina em g/dL. Todas as medições hematológicas ou bioquímicas serão referidas no sistema métrico de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Nomes de Medicamentos e Dispositivos Médicos

Identifique com precisão todos os medicamentos e produtos pela denominação comum internacional (DCI). Não é recomendável a utilização de nomes comerciais de fármacos (marca registrada), mas quando a utilização for imperativa, o nome do produto deverá vir após o nome DCI, entre parênteses, em minúscula, seguido do símbolo que caracteriza marca registada, em sobrescrito (®). O mesmo princípio é aplicável aos dispositivos médicos.

Nomes de Genes, Símbolos e Números de Acesso

Aos genes e estruturas relacionadas devem ser atribuídos os nomes e símbolos oficiais fornecidos pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI) ou o HUGO Gene Nomenclature Committee. Antes da submissão de um manuscrito relatando grandes conjuntos de dados genómicos (por exemplo, sequências de proteínas ou DNA), os conjuntos de dados devem ser depositados em um banco de dados disponível publicamente, como o GenBank do NCBI, e um número de acesso completo (e número da versão, se apropriado) deve ser fornecido na seção Métodos.

Tabelas e Figuras

Enviar apenas imagens das áreas afetadas para preservar o anonimato do doente. O corte deve ser o mais justo possível, para eliminar detalhes indesejados.

As Tabelas/Figuras devem ser numerados na ordem em que são citadas no texto e assinaladas em numeração árabe e com identificação.

Cada Figura e Tabela incluídas no trabalho têm de ser referidas no texto: “Uma resposta imunitária anormal pode estar na origem dos sintomas da doença (Fig. 2)”; “Esta associa-se a outras duas lesões (Tabela 1)”.

Figura: Quando referida no texto é abreviada para Fig., enquanto Tabela não é abreviada. Nas legendas ambas as palavras são escritas por extenso.

Cada Tabela e Figura deve ser acompanhada da respetiva legenda, sucinta e clara. As Legendas devem ser autoexplicativas (sem necessidade de recorrer ao texto).

Cada Tabela deve ser utilizada para mostrar resultados, apresentando listas de dados individuais ou sumariando os mesmos, não devendo no entanto constituir duplicação dos resultados descritos no texto. Devem ser acompanhadas de um título curto mas claro e elucidativo. As unidades de medida usadas devem ser indicadas (em parêntesis abaixo do nome que encabeça cada categoria de valores) e os números expressos devem ser reduzidos às casas decimais com significado clínico.

Para as notas explicativas nas Tabelas devem ser utilizados letras (a, b, c, d, etc), não símbolos.

As ilustrações coloridas são reproduzidas gratuitamente.

Princípios gerais:

  • Numere as ilustrações de acordo com a sua sequência no texto.
  • Forneça as legendas das ilustrações separadamente.
  • Dimensione as ilustrações próximas das dimensões desejadas da versão publicada.
  • Envie cada ilustração em ficheiro separado.

A inclusão de figuras e/ou tabelas já publicadas, implica a autorização do detentor de copyright (autor ou editor).

A submissão deve ser feita separadamente do texto, conforme as instruções da plataforma. Os ficheiros das figuras devem ser fornecidos em alta resolução, 800 dpi mínimo para gráficos e 300 dpi mínimo para fotografias.

A publicação de ilustrações a cores é gratuita, reservando-se a SPMI Case Reports de publicar uma versão a preto e branco na versão impressa da revista.

Material gráfico deve ser entregue em um dos seguintes formatos:

  • JPEG (. Jpg)
  • Portable Document Format (. Pdf)
  • Powepoint (.ppt)
  • TIFF (. Tif)
  • Excel (.xls)

Permissão para publicação/reprodução: No caso de publicação de tabelas de livros ou revistas os autores são responsáveis por obter permissão, junto dos autores dos trabalhos de onde forem reproduzidos, para a referida publicação, e terão de a apresentar na submissão.

Ficheiros Multimédia

A SPMI Case Reports aceita o envio de vídeo para complementar o relato de caso. O conteúdo e o foco do vídeo devem estar diretamente relacionados com o estudo.

Se o vídeo mostrar qualquer doente vivo identificável e/ou detalhes pessoais identificáveis, os autores precisam demonstrar que o consentimento foi obtido. Se um formulário de consentimento do doente foi fornecido para o artigo relacionado, não há necessidade de fornecê-lo novamente para o vídeo.

Os vídeos são publicados sob os mesmos termos de direitos autorais do artigo associado. Os ficheiros multimédia devem ser enviados em ficheiro separado com o manuscrito. O material multimédia deve seguir os padrões de qualidade de produção para publicação sem a necessidade de qualquer modificação ou edição. Os ficheiros aceitáveis são: formatos MPEG, AVI ou QuickTime.

Anexos/ Apêndices

Quando necessário, os anexos devem ser utilizados para apresentar inquéritos longos ou detalhados, descrições de extensos cálculos matemáticos e / ou listas de itens. Devem ser colocados depois da lista de referências, se necessário, com legendas. Anexos longos, tais como algoritmos, pesquisas e protocolos, serão publicados apenas online; o URL será fornecido no artigo impresso onde o anexo é citado.

Se houver mais de um apêndice, eles devem ser identificados como A, B, etc. As fórmulas e equações em apêndices devem ser numeradas separadamente: Eq. (A.1), Eq. (A.2), etc .; Em apêndice posterior, a Eq. (B.1) e assim por diante. Da mesma forma para tabelas e figuras: Tabela A.1; FIG. A.1, etc.

Estilo

SPMI Case Reports segue AMA Manual Style, 10ª edição (https://www.amamanualofstyle.com) e ICMJE Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (https://icmje.org/recommendations)

Nota final - para um mais completo esclarecimento sobre este assunto aconselha-se a leitura das Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Commitee of Medical Journal Editors), disponível em https://www.ICMJE.org

Janeiro 2023

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Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.